Em visita a Campos dos Goytacazes, o ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel afirmou, durante entrevista ao podcast “Pura Verdade“, que será novamente candidato ao Palácio Guanabara nas eleições de 2026. A declaração foi feita ao apresentador Marco Soares e reacende o debate político no estado.
Ex-juiz federal, Witzel demonstrou confiança ao garantir que será eleito novamente. Ele também aproveitou a ocasião para criticar duramente o atual prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, a quem derrotou no segundo turno das eleições estaduais de 2018.
“Vai ganhar prêmio no fantástico por somar três derrotas para governador”, ironizou.
A fala ocorre em meio à retomada de protagonismo do ex-governador, que tenta reconstruir sua imagem após ter sido afastado do cargo em 2020 por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), acusado de envolvimento em um esquema de corrupção na área da saúde durante a pandemia. Em 2021, a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) confirmou o impeachment por ampla maioria dos votos.
Mesmo com a cassação, Witzel afirma que “o povo sabe quem trabalhou de verdade” e que sua gestão foi “interrompida por interesses escusos”. Ele também prometeu apresentar um novo plano de governo com foco em segurança pública, saúde e desenvolvimento regional.
A pré-campanha ainda não foi oficializada, mas a entrevista acende o sinal de alerta nos bastidores da política fluminense. Resta saber se Witzel conseguirá reverter o desgaste de sua imagem junto ao eleitorado e à Justiça para viabilizar sua candidatura.