O inverno mal começou, mas já chega com força ao estado do Rio de Janeiro. Uma nova frente fria começa a atuar sobre o país a partir da noite desta segunda-feira (23), trazendo uma intensa massa de ar polar. A expectativa é de queda acentuada nas temperaturas em diversas regiões fluminenses.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente fria atinge primeiro o Sul do Brasil, mas rapidamente avança para outras regiões. No sul do estado do Rio, o impacto do ar polar deve ser sentido ainda nesta segunda. Entre terça-feira (24) e quarta-feira (25), a massa de ar gelado se espalha por todo o território fluminense, com declínio estimado entre 3 °C e 5 °C nas temperaturas.
Diante do cenário, o Inmet emitiu um alerta de perigo potencial para o período entre 0h de terça-feira (24) e 15h de quarta-feira (25) , destacando o risco à saúde causado pela queda brusca de temperatura. O aviso vale especialmente para idosos, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade.
A previsão é de temperaturas mínimas abaixo dos 10 °C na Região Serrana e próximas de 14 °C nas cidades do Norte e Noroeste Fluminense. A quarta-feira (25) deve ser o dia mais gelado da semana, com máxima de apenas 23 °C em grande parte do estado. Há também possibilidade de chuva ao longo da terça-feira.
A população deve redobrar os cuidados, se manter aquecida e atenta aos novos boletins meteorológicos. A Defesa Civil recomenda atenção especial com aquecedores e lareiras, evitando riscos de acidentes domésticos.