9 de julho de 2025
Chicago 12, Melborne City, USA

Justiça determina retorno de Alan Turnowski à prisão por decisão da 7ª Câmara Criminal do TJRJ

Alan Turnowski – Foto: Divulgação

A 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) determinou, nesta terça-feira (8), o retorno do ex-secretário da Polícia Civil Alan Turnowski à prisão. A decisão, aprovada pela maioria dos desembargadores da turma, revoga a liminar concedida no mês passado, que havia colocado o réu em liberdade.

Turnowski havia sido beneficiado por decisão monocrática do desembargador Marcius da Costa Ferreira, em 18 de junho, que destacou a conduta colaborativa do ex-secretário e a ausência de evidências de que ele tentava atrapalhar as investigações. Apesar disso, a nova decisão da 7ª Câmara reverte a medida e restabelece a prisão.

O delegado estava preso desde 6 de maio deste ano, por determinação da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que reformou sua prisão preventiva. Turnowski se tornou réu em novembro de 2022, após a Justiça aceitar denúncia do Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ), que o acusa de tentar obstruir investigações contra uma organização criminosa em Petrópolis, na Região Serrana.

Segundo o Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o esquema criminoso atuava extorquindo comerciantes locais com pagamento de propinas. A investigação aponta o delegado Maurício Demétrio Alves, ex-titular da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial, como líder do grupo. Demétrio também teve prisão preventiva decretada e permanece à disposição da Justiça.

Turnowski foi preso inicialmente em setembro de 2022. Na época, ele já havia se afastado do cargo de secretário para disputar uma vaga de deputado federal, candidatura que não se concretizou. Agora, com a nova decisão judicial, ele volta a cumprir a prisão preventiva enquanto o processo segue em andamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *