A nova estação terá início às 23h42 desta sexta-feira (20) e deve apresentar condições climáticas mais próximas da média histórica, segundo previsão da Climatempo. Após anos de invernos com temperaturas acima do normal e pouca chuva, 2025 tende a ter um padrão mais estável, com frio moderado e chuvas concentradas nas faixas litorâneas do Sudeste e Nordeste.
A previsão está associada à neutralidade climática no Oceano Pacífico — sem El Niño ou La Niña —, além do aquecimento do Atlântico Tropical, que pode antecipar o fim do período chuvoso no Norte e Nordeste.
Julho será marcado por grande variação térmica, com calor no interior do país e alternância entre frio e calor no Sul e Sudeste. A chuva deve ser escassa no Centro-Sul. Em agosto, frentes frias mais intensas devem provocar frio mais acentuado no Sul, enquanto o Norte enfrenta tempo seco. Setembro fechará o inverno com temperaturas acima da média no Centro-Oeste e Norte, e chuvas mais regulares na Amazônia sul.
A estação termina em 22 de setembro e, ao contrário dos últimos anos, não deve registrar extremos climáticos, oferecendo um inverno mais previsível em todo o Brasil.