A Polícia Penal do Rio de Janeiro prendeu, na manhã de segunda-feira (21), em Macaé, no Norte Fluminense, Isac da Silva Campos, de 30 anos. Ele estava foragido desde 18 de setembro de 2020, após participar da fuga da unidade da APACF (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), localizada em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo.
Na ocasião, Isac e outros dois detentos renderam agentes penitenciários e escaparam da prisão, no município de Vargem Alta. Desde então, ele havia se estabelecido em Macaé.
A operação que resultou na prisão do foragido foi realizada pela Divisão de Busca e Recaptura (Recap) da Polícia Penal do RJ, com o apoio da Subsecretaria de Inteligência Penitenciária da SEAP-RJ e de equipes do Espírito Santo, em uma ação conjunta entre os dois estados.
Isac foi localizado na Avenida Papa João XXIII, no centro da cidade. Ele não apresentou resistência durante a abordagem. Após ser detido, foi levado à Delegacia de Polícia e, posteriormente, encaminhado à Secretaria de Administração Penitenciária do Rio (SEAP-RJ), onde permanece à disposição da Justiça.
Condenado a mais de 16 anos de prisão pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte), ele era considerado um dos alvos prioritários das autoridades.
Um levantamento da Inter TV, afiliada da TV Globo, apontou que somente neste ano já foram recapturados 90 presos que não retornaram após saídas temporárias. Desse total, cerca de 13% estavam em cidades do Rio de Janeiro — com 11 localizados no Norte e Noroeste Fluminense e uma mulher presa em Cabo Frio, na Região dos Lagos.