16 de julho de 2025
Chicago 12, Melborne City, USA

Fiocruz confirma circulação de nova variante da covid-19 no Rio

Foto: Divulgação/ Fernando Frazão/ Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou, nesta terça-feira (15), a circulação da nova variante XFG da covid-19 na cidade do Rio de Janeiro. Segundo a instituição, a cepa foi detectada em 46 dos 74 casos analisados entre os dias 1º e 8 de julho, representando 62% dos genomas sequenciados no período. A identificação ocorreu por meio de uma estratégia de vigilância genômica realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O Rio se tornou o quarto estado brasileiro a registrar a presença da nova variante, após notificações anteriores em São Paulo (2 casos), Ceará (6 casos) e Santa Catarina (3 casos). Inicialmente identificada no Sudeste Asiático, a XFG foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “variante sob monitoramento” em 25 de junho.

De acordo com a virologista Paola Resende, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), apesar das mutações genéticas, não há indícios de que a XFG provoque casos mais graves da doença ou reduza de forma significativa a eficácia das vacinas e medicamentos antivirais.

A variante XFG é uma recombinante de outras duas linhagens e apresenta mutações na proteína spike que permitem leve evasão da resposta imune. Mas até o momento, não há evidência de aumento na gravidade clínica nem de perda relevante na proteção oferecida pelas vacinas, esclareceu Paola.

A pesquisadora destacou que a presença predominante da cepa nos exames coincide com um leve aumento de casos de covid-19 no município. A linhagem NB.1.8.1, também sob vigilância, foi identificada em apenas um caso, enquanto as demais amostras apresentaram diferentes linhagens do SARS-CoV-2.

Diante da nova identificação, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio reforçou a importância da vacinação anual para reduzir o risco de internações e mortes pela doença.

A vacinação foi recentemente ampliada para pessoas a partir de 60 anos, incluindo idosos de Instituições de Longa Permanência (ILPI) e pessoas com mais de 65 anos atendidas nas unidades básicas de saúde. A previsão da SMS é iniciar em agosto a imunização de indivíduos com imunossupressão.

As doses estão disponíveis em 240 clínicas da família e centros municipais de saúde, além dos dois Super Centros Cariocas de Vacinação, em Botafogo e Campo Grande.

A secretaria também reforçou medidas preventivas, como a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel. Em caso de sintomas gripais, é recomendado manter isolamento, utilizar máscara e procurar orientação médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *