O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) anunciou, nesta quarta-feira (11), a abertura de um novo concurso público com 144 vagas efetivas para o cargo de soldado especialista em busca e salvamento. O governador Cláudio Castro também autorizou, em Diário Oficial um processo seletivo voltado à contratação de 1.500 bombeiros temporários voluntários, que deve ser disponibilizado em breve.
As oportunidades do cargo de soldado especialista em busca e salvamento são destinadas a candidatos com ensino médio completo e idade mínima de 18 anos. O salário inicial é de R$ 5.233,38.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 7 de julho, exclusivamente pelo site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN), responsável pela organização do concurso. A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 17 de agosto.
A prova será aplicada em diversas cidades do estado: Rio de Janeiro (capital), Petrópolis, Volta Redonda, Campos dos Goytacazes, Macaé, Duque de Caxias, Angra dos Reis e Niterói. No momento da inscrição, o candidato deverá escolher em qual dessas cidades deseja realizar a prova.
O processo seletivo será dividido em cinco etapas:
- Prova objetiva
- Teste de aptidão física (TAF)
- Exames médicos
- Avaliação documental
- Análise de títulos
A iniciativa faz parte do plano de reforço da corporação em áreas estratégicas, como operações de resgate e salvamento, especialmente em situações de risco, desastres naturais e emergências urbanas.
Mais informações, incluindo o edital completo, requisitos e o cronograma detalhado, estão disponíveis no site oficial do IDECAN.