A Secretaria de Estado de Saúde (SES) publicou nesta quarta-feira (18) uma nota técnica elevando o nível de vigilância a pacientes com sintomas característicos da febre amarela nos 14 municípios que fazem divisa com Minas Gerais e Espírito Santo. Na Região Serrana, Carmo e Cantaglo entram nesta lista.
Segundo o governo estadual, também foi solicitado ao Ministério da Saúde um total de 250 mil doses da vacina contra a doença, que serão distribuídas pela SES às prefeituras dessas cidades, para criar uma região de bloqueio contra o vírus da doença. A vacinação será realizada obedecendo aos critérios do Ministério da Saúde.
A SES alerta que esta é uma medida preventiva e que não foi registrado nenhum caso de febre amarela no Estado do Rio em 2016 e 2017. No momento, quem vive nos outros municípios do estado não precisa ser imunizado, a não ser que tenha que viajar para áreas com transmissão comprovada da doença. Essas pessoas devem procurar o posto de vacinação mais próximo com pelo menos dez dias de antecedência da viagem.
Os secretários de Saúde de Carmo e Cantagalo informaram que não há casos suspeitos da doença nos dois municípios e afrmaram que a divisa com o estado de Minas Gerais contribui para a elevação do nível de vigilânicas. As duas prefeituras estão aguardando o envio das vacianas, anunciadas pelo estado.