9 de junho de 2025
Chicago 12, Melborne City, USA

Mar volta a subir e invadir ruas em Atafona, São João da Barra

G1

A água do mar voltou a subir e a invadir ruas de Atafona, em São João da Barra , no Norte Fluminense, neste domingo (18). Segundo a Defesa Civil, o nível da água foi maior ainda que o deste sábado (17) e chegou a 35 cm nas ruas. Enquanto a maré atingiu 1,70 m. De acordo com o órgão, ninguém ficou ferido e nenhum morador quis deixar as casas afetadas pelo elevamento do nível do mar.

De acordo com a Defesa Civil, uma retroescavadeira foi usada para abrir uma vala, que permitiu a drenagem da água. Segundo o órgão, a alta do mar foi causada por um fenômeno chamado maré de sizígia, que acontece quando as influências das forças do sol e da lua agem sobre a correnteza, causando marés mais altas. Quando está sob influência do fenômeno, as altas ocorrem a cada 12 horas.

A maré de sizígia ocorre duas vezes por ano na localidade, normalmente nas transições entre verão e outono, e entre o inverno e a primavera, de acordo com a Defesa Civil. Segundo o órgão, isso ocorre porque o litoral de São João da Barra fica abaixo do nível do mar.

A maré começou a subir por volta das 3h da manhã e a água invadiu duas ruas da localidade. De acordo com a Defesa Civil, o fenômeno deve continuar até a segunda-feira (19). A Defesa Civil se colocou à disposição da população para qualquer emergência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *