16 de julho de 2025
Chicago 12, Melborne City, USA

Plataforma que reforçará o pré-sal deixa Singapura rumo à Bacia de Campos

Foto: Divulgação

A Petrobras anunciou, nesta segunda-feira (14), que a plataforma P-78 deixou Singapura com destino ao campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Campos, localizado no litoral Sudeste brasileiro. O navio-plataforma, do tipo FPSO (Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência), será a sétima unidade da estatal a operar nessa área estratégica para a exploração de petróleo em águas profundas.

Com capacidade de produzir até 180 mil barris de óleo por dia e comprimir 7,2 milhões de metros cúbicos de gás, a P-78 é considerada uma das mais modernas do país. A estrutura foi finalizada no estaleiro Benoi, da empresa Seatrium, e deve chegar ao Brasil na segunda quinzena de setembro.

Para agilizar o início da operação, previsto para dezembro, a Petrobras optou por embarcar a tripulação ainda em Singapura — prática que não era adotada desde 1999. O objetivo é antecipar os processos de comissionamento, verificação e testes dos sistemas, além de proporcionar treinamento prático aos profissionais durante a travessia oceânica.

Segundo a estatal, a presença da equipe a bordo também garante que os sistemas operacionais do FPSO sejam mantidos em funcionamento durante o trajeto até o Brasil, o que pode adiantar em até duas semanas o início da produção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *