Visando incentivar os hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos, alunos da Educação Infantil de Quissamã participam de um projeto de horta. A E.M. Professora Maria Elza (São Miguel) e o C. M. de Educação Infantil Manoel Ribeiro (Caxias), desenvolvem a atividade junto aos alunos do maternal.
A iniciativa é uma experiência válida para crianças, pois proporciona aos professores um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas a partir da atividade. Além disso, as crianças servem de multiplicadores, levando o que aprendem na escola para casa, influenciando a família e até mesmo a comunidade que está inserida.
Na E.M. Maria Elza, o projeto teve inicio há 3 anos, e hortaliças como pimentão, couve, alface e cheiro-verde colhidas pelos alunos são usadas na merenda escolar. Os pequenos das turmas do 1º e 2º período do maternal II, participam de todo o processo, desde o plantio até a colheita.
A Orientadora Pedagógica, Aline Souza, explica que a ação abrange também a parceria que a escola tem com a concessionária Autopista Fluminense, no Projeto do Meio Ambiente. “A horta é feita com o auxílio de material oriundo da reciclagem de pneus e as crianças ficam muito felizes quando estão trabalhando no plantio e colheita das verduras que vão direto para a merenda escolar dos alunos”, ressaltou.
A sustentabilidade também é um conceito do trabalho durante a criação das hortas no CMEI Manoel Ribeiro, onde as crianças utilizam pneus usados para o plantio das verduras e legumes que começaram a ser produzidos na unidade no inicio do 2º bimestre, quando teve inicio o projeto: Eu e o Meio Ambiente.
A Coordenadora Pedagógica, Joelma Passos, destaca a repercussão do trabalho na unidade. “As crianças estão encantadas com o projeto e as professoras participando ativamente, levando os alunos para realizarem cuidados diários, como limpar e regar. Se sonhamos com uma sociedade onde possamos viver de maneira sustentável, devemos começar pelos pequenos”, enfatizou. O projeto conta com o apoio da diretora, Mariluzia Massena e da Orientadora Educacional, Tatiana Bragança.
A professora, Elen Vieira, destaca os benefícios da horta para os pequenos da creche: “A horta promove a socialização, o cuidado com meio ambiente, o uso da água de forma correta, assim como sua necessidade para a horta ficar bonita e produtiva. É uma atividade de rotina muito prazerosa e educativa, cooperando e estimulando uma alimentação rica e saudável”, salientou.