• Seja Bem Vindo!
  • 28 de Abril de 2017
Pioneira, Rio das Ostras consolida produção de uvas na Região
Publicado em: 13/12/2016 Às 9:50 - Atualizada em 13/12/2016 Às 9:50

Por Portal Jornada

Da Redação, em Macambu

(Portal Jornada / Reprodução)

Rio das Ostras vem se destacando no plantio e comercialização de uvas. Nesta semana começou a colheita da primeira safra da uva sem caroço, espécie Ísis, desenvolvida por técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (Embrapa), que se adaptou bem ao solo e clima de Cantagalo, zona rural da cidade.

A iniciativa começou há quatro anos, com o primeiro plantio. Um ano depois, o produtor Márcio Bernardino colheu a primeira safra da fruta. A cada ano, a quantidade colhida vem aumentando. Este ano, com apoio da Prefeitura e dos técnicos da Embrapa, Bernardino passa a colher os frutos da primeira safra da  uva sem caroço da espécie Isis. Outras espécies como Niágara Rosada e Isabel também são cultivadas no município.

Em média, o produtor faz duas colheitas por ano e toda a produção é comercializada na região. Atualmente ele faz o plantio numa área de um hectare, com um total de  250 pés da fruta. “Apesar da falta de chuvas na cidade,  esta safra está superando nossas expectativas. Era esperado cachos com 350 gramas e já encontramos cachos com o dobro desse peso”, comentou o produtor.

Referência
A atividade pioneira em Rio das Ostras vem atraindo a atenção de pequenos produtores de cidades vizinhas como Quissamã e Cantagalo, na região serrana do Estado. Eles já pediram apoio à Embrapa para analisar o solo e o clima desses municípios para avaliar a viabilidade da implantação desse cultivo naquelas cidades.

Ponto Turístico
A videira do Sítio Recanto das Uvas, que fica na área rural de Rio das Ostras, está se tornando um ponto turístico na cidade. As pessoas procuram o local para conhecer de perto o plantio da fruta. “Além da visita, as pessoas aproveitam para comprar diretamente as uvas”, comentou Márcio Bernardino. Para saber mais informações, os interessados podem entrar em contato com o produtor pelo telefone (22) 9981-77051.

  • Tags:
  • Link Encurtado P/ Matéria:
Comentários
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.

Publicidade

O Portal Jornada traz as principais notícias da Região Norte, Noroeste, Lagos e Serrana do Rio.