//Câmara dos Deputados aprova mudanças no calendário das eleições; Portal terá reportagens especiais

Por 402 votos a Câmara dos Deputados aprovou proposta de emenda à Constituição (PEC) que altera as datas do calendário eleitoral deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus.

Com a aprovação da PEC que retorna ao Senado Federal para promulgação, o primeiro turno das eleições fica adiado para 15 de novembro, e o segundo, para 29 de novembro.

O adiamento também traz mudanças no calendário eleitoral, como por exemplo, o prazo das convenções partidárias, momento em que os partidos definem os candidatos ao cargo de vereador e prefeito. O inicio da propaganda eleitoral está previsto para 26 de setembro, 45 dias antes da eleição.

Com a definição do novo calendário, o Portal Jornada dá o pontapé inicial no projeto Eleições 2020. Nas próximas semanas, uma série de reportagens apresentará os nomes dos pré-candidatos à Prefeitura e Câmara de Vereadores de Conceição de Macabu, divididos por blocos partidários.

A partir de agosto a equipe do Portal Jornada vai até as comunidades ouvir a população e registrar de perto os problemas enfrentados pelos macabuenses no dia a dia. Nosso objetivo é projetar os desafios que serão enfrentados pelo próximo prefeito, com as vozes de quem conhece melhor sobre a cidade: a população.

Em outubro o espaço será reservado para a rodada de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Conceição de Macabu. O objetivo do portal é apontar os pontos polêmicos das candidaturas e debater os projetos de governo.

Já em novembro, reta final das eleições, o Portal deixará registrado um marco na história do município. Pela primeira vez em 68 anos de emancipação, os macabuenses poderão ver e ouvir o primeiro debate com os candidatos a prefeito da cidade, por meio da plataforma digital YouTube.