//Prefeito volta a atrás e publica novo decreto sobre funcionamento de mercados, lojas e bares
Prefeitura Municipal de Conceição de Macabu - Foto: Luan Santos/Portal Jornada

O Prefeito de Conceição de Macabu, Cláudio Linhares, voltou atrás do decreto mais rígido assinado ontem, quinta-feira (03/09). Esse colunista já havia dado a informação que aconteceria uma revisão do documento. Após ouvir alguns munícipes do setor do comércio, que não estavam muito satisfeitos com as novas determinações, ele resolveu pensar melhor sobre a questão do funcionamento dos estabelecimentos, que tinha tido horário reduzido em função da bandeira vermelha de contágio do novo coronavírus.

No decreto de ontem, Linhares havia proibido o funcionamento do comércio varejista aos sábados. No novo documento, assinado nesta sexta-feira (04/09) ele já autoriza esse tipo de atividade aos sábados, domingos e feriados das 08h ao meio dia. Uma outra alteração feita pelo prefeito, é a abertura em dias de semana, que antes era às 10. Agora, o funcionamento de segunda à sexta será no horário de 09 às 17h, garantido 1h a mais para os comerciantes.

Cláudio Linhares também alterou o funcionamento de supermercados, hortifruti, açougues e similares. Antes, só poderiam funcionar aos sábados, domingos e feriados das 8 às 13h, mas agora é permitido até às 18h. Já em dias de semana, permanecem abertos até às 20h.

O Executivo fez ainda mais mudanças. Bares, por exemplo, que só poderiam abrir às 14h, agora podem começar a atender às 9 e fechar 22h. Não é permitido que clientes façam consumo em bares, que deverão funcionar no sistema pague e leve.

As novas determinações entram em vigor na próxima segunda-feira (07/09).

Veja o decreto na íntegra clicando aqui.