//Fragmentos de óleo são encontrados em praia de Vitória, no ES

Os fragmentos de óleo continuam se espalhando por praias do Espírito Santo e, pela primeira vez, pequenas amostras foram recolhidas na praia de Camburi, em Vitória, nessa sexta-feira (15). O material foi encaminhado para análise da Marinha e ainda não há confirmação se é a mesma substância que contaminou praias do Nordeste.

Neste sábado (16), a Marinha informou que um contingente de marinheiros está fazendo buscas por fragmentos de óleo na região da Grande Vitória. A instituição explicou que essa ação é em caráter preventivo, porque o material recolhido na praia de Camburi ainda não foi recebido pela nem analisado pela Marinha.

A presença de óleo no Espírito Santo já foi confirmada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em 13 praias dos municípios de São Mateus, Linhares, Conceição da Barra e Aracruz, todas cidades no Norte do estado.

Óleo deve chegar em praias do Rio

Autoridades acreditam que o óleo chegará nos próximos dias em praias do estado do Rio de Janeiro, principalmente em cidades do interior.

De acordo com Humberto Barbosa, coordenador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas, a direção e intensidade das correntes marítimas e ventos na superfície do mar serão determinantes para a chegada do óleo ao Rio.

O governo do Estado criou um grupo de trabalho especial para a vigilância da costa fluminense, com o objetivo de garantir uma pronta resposta em caso de o petróleo chegar. Leia mais sobre isso clicando aqui.