//Após roubos de animais, produtores pedem criação de delegacia contra crimes rurais
O candidato a governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, participa de encontro promovido pela Fecomércio, no Rio de Janeiro. (Rio de Janeiro, RJ, 29.08.2014. Foto de Glaucon Fernandes/Eleven/Folhapress)

Cerca de 70 produtores rurais das Regiões dos Lagos e Norte Fluminense participaram na manhã desta terça-feita (20) do manifesto de combate aos furtos de gados nas propriedade rurais. O encontro ocorreu à margem da BR-101 (Campos-Rio Janeiro), cinco quilômetros depois do pedágio de Serrinha. Várias reivindicações foram feitas, entre elas, a criação de uma delegacia de repressão a crimes rurais.

O manifesto colheu dezenas de assinaturas e o documento será entregue ao poder público, seja ele municipal, estadual e federal. “Depois estaremos convocando essas autoridades para uma audiência onde possamos discutir e buscar soluções”, disse o produtor rural Hudson Jaber. O Prefeito de Conceição de Macabu, Cláudio Linhares, encontra-se presente.

Hudson relatou, ainda, que o manifesto superou as expectativas. “Tivemos no encontro produtores que tiveram gados furtados e que não registraram os fatos nas delegacias da região. Por isso o pedido de criação de uma delegacia especializada e uma atuação do sindicato da classe para nos ajudar no registro dessas ocorrências, pois sabemos que se trata de uma quadrilha que continua atuante e precisa ser combatida”, comentou. Pelo menos cinquenta animais foram furtados na última semana.

De acordo com o produtor, a criação da delegacia traria uma intensificação do trabalho da defesa sanitária estadual e a possibilidade de integração de dados quanto ao transporte junto às Polícias Rodoviária Federal (PRF), Militar (PM) e Civil, gerando eficiência e agilidade na investigação.

A nossa equipe entrou em contato com o delegado de Conceição de Macabu, André Neves, e ele informou que na cidade foi registrado um caso de roubo de animais. O dono de uma propriedade localizada na estrada entre Macaé e Santa Maria, localidade de Conceição, registrou o furto de 10 bezerros na última sexta-feira (16).